As causas mais comuns para os transtornos de aprendizagem são os danos de origem neurobiológica, as alterações cerebrais e as, intercorrências no parto. Porém, vale ressaltar que problemas ambientais como desnutrição e falta de estímulo podem contribuir para o desenvolvimento de transtornos.
Hoje vamos falar um pouco sobre os transtornos mais conhecidos:
– Dislexia;
– Disgrafia
– Discalculia.
DISLEXIA
A dislexia é um distúrbio genético que causa principalmente dificuldade na leitura e na escrita. O cérebro de uma pessoa disléxica não consegue relacionar o som das letras nem organizá-las de forma ordenada para escrever e ler as palavras. Por essa razão, trata-se de um transtorno que afeta muito a vida escolar das crianças.
Sinais de dislexia
- Atraso ou dificuldade na fala;
- Dificuldade de localização ou orientação espacial;
- Confusão no uso de palavras com sons semelhantes (faca – vaca);
- Troca de letras com sons parecidos (b – p, v – f);
- Troca na ordem das letras; ( fraco – farco, sapato – pasato);
- Escrita de letras e números espelhados, ou seja, ao contrário;
- Escrita com erros ortográficos.
DISGRAFIA
A disgrafia está associada a um problema psicomotor e sua principal característica é a dificuldade na fluência da escrita, ocasionando o que é popularmente chamado de “letra de garrancho”. Muitas vezes a disgrafia é confundida com a dislexia, mas é válido lembrar que são transtornos diferentes e que não necessariamente a pessoa que sofra de um deles apresentará também o outro.
Sinais de disgrafia
- Problemas de caligrafia;
- Excesso de força no lápis ou na caneta ao escrever;
- Troca de letras semelhantes;
- Acréscimo ou omissão de letras;
- Inversão da ordem das sílabas;
- Uso inadequado de separação de sílabas;
- Dificuldade para realizar cópias;
- Escrita irregular no formato (pode começar escrevendo em letra bastão e terminar escrevendo em letra cursiva).
DISCALCULIA
A discalculia é uma alteração neurológica e sua principal característica é a dificuldade para lidar com números e cálculos. Esse transtorno pode ser causado também por um problema de percepção visual. Pessoas com discalculia frequentemente têm dificuldades em atividades nas quais é necessário manipular números.
Sinais de discalculia
- Dificuldade para fazer contas matemáticas simples;
- Confusão com os sinais matemáticos (+, -, x);
- Dificuldade de orientação espacial e de lateralidade;
- Inabilidade para contar;
- Dificuldade com processos sequenciais (por exemplo: falar uma receita na ordem);
- Dificuldade para identificar em uma ordem qual é o número maior e qual é o número menor.
Embora nenhum dos transtornos de aprendizagem acima citados tenham cura, todos eles têm tratamento. O diagnóstico geralmente é feito de forma clínica e ainda durante a infância, logo que a criança inicia seu processo de alfabetização, pois é a partir desse momento que os sinais dos transtornos ficam mais evidentes.
A intervenção multidisciplinar, aliada ao apoio da escola e dos familiares, é de extrema importância para o desenvolvimento escolar, e assim que os primeiros sintomas são notados é necessário encaminhar a criança para a avaliação e acompanhamento dos profissionais especializados (neurologista infantil, fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo).