Como ajudar a criança com TPAC?

Antes de entender como ajudar a criança com TPAC – transtorno do processamento auditivo central, precisamos entender o que é o processamento auditivo central (PAC).

O som, após ser detectado pelas células responsáveis pela audição, sofre inúmeros processos fisiológicos e cognitivos para que seja decifrado e compreendido. Assim, o conjunto de habilidades auditivas que o indivíduo necessita para interpretar o que ouve é chamado de processamento auditivo central, que é desenvolvido nos primeiros anos de vida, portanto é a partir da experiência do mundo  sonoro que aprendemos a ouvir.

Quando ouvimos um som, reconhecemos as seguintes etapas: Detecção do som, discriminação do som, reconhecimento do som, localização da fonte sonora e compreensão do som. Todos ligados a funções cerebrais, como: atenção e memória. uma simples desordem nestes processos pode fazer com que a criança não consiga interpretar ou não consiga prestar atenção já que todas essas habilidades necessitam estar organizadas e estruturadas.

Quando esse processo não funciona a criança tem o transtorno do processamento auditivo central (TPAC), ela apresenta uma dificuldade na interpretação das informações auditivas, ou seja, ela ouve bem os sons, mas na hora de interpretar os sons que ouviu ela tem dificuldade.Isso acarreta problemas na compreensão de ordens auditivas, dificuldade em se concentrar em estímulos auditivos (como conversar com outra pessoa em ambientes com barulhos), perde o foco com facilidade, e até mesmo o processo de aprendizagem fica comprometido. 

A pessoa com TPAC pode apresentar dificuldades como:

  • Dificuldade na compreensão da fala, apesar de ter audição normal.
  • Não conseguir discriminar entre dois ou mais sons.
  • Dificuldade em acompanhar a conversação em ambientes ruidosos.
  • Não saber de que lado de vem o som.
  • Dificuldade para aprender músicas e ritmos.
  • Não consegue seguir instruções orais longas.
  • Apresenta dificuldade para ler, compreender e soletrar.
  • Tem um baixo desempenho acadêmico.

Como ajudar a criança com TPAC?

Quando a criança é diagnosticada com TPAC, é necessário fazer um acompanhamento fonoaudiológico, para que as habilidades auditivas alteradas sejam trabalhadas e reabilitadas. Porém, é possível que a família e a escola usem facilitadores para ajudar essa criança a compreender melhor as ordens auditivas.

  • Quando iniciar um diálogo com a criança, certifique-se de que ela esteja olhando para você.
  • Fale mais alto, mas não grite.
  • Fale um pouco mais devagar e articule bem as palavras.
  • Repita a ordem várias vezes quando necessário.
  • Use frases mais curtas e diretas.
  • Adicione informações à fala da criança, para que ela possa aprender novas palavras.
  • No início, deixar o ambiente em que a criança vive com menos ruído ajuda.( desligar rádio ou a TV durante a conversa) ou na sala de aula pedir para o professor pedir silêncio para a turma e tentar falar de frente para o aluno durante a explicação.
  • Na escola para a criança sentar na primeira fileira de carteiras na sala de aula, de preferência no meio ( nem próximo a janela, nem próximo a porta).
  • Quando explicar algo para a criança, procure sempre olhar direto para ela e evitar ficar virando a cabeça;
  • Converse com a criança pelo menos 30 minutos por dia.
  • Conte histórias para a criança e durante a contação faça perguntas sobre os personagens ou sobre o que está acontecendo na história.
  • Fale sempre uma coisa de cada, e toda que vez que a criança perguntar algo responda.
  • Procure não rotular a criança de preguiçosa, desinteressada, tagarela, etc.
  • Compreender que a criança com transtorno do processamento auditivo central cansa mais facilmente no quesito atenção e perde pistas acústicas e com isto, não entende o que lhe é ensinado. 

Autor: Erika Laranjeira

Olá! Me chamo Erika, nasci na cidade de São Paulo, onde vivi a maior parte de minha vida. Me formei em Fonoaudiologia em 2012 pela Universidade Guarulhos, e, posteriormente, me especializei em Linguagem e Aprendizagem. Sou apaixonada por viagens e livros. Atualmente resido na capital desse nosso país lindo, Brasília, mas minha casa é o mundo!

21 comentários em “Como ajudar a criança com TPAC?”

    1. Olá, Francismara! tudo bem? o primeiro passo é levar o exame dele para um fonoaudiólogo especializado em TPAC para avaliar o exame e verificar quais habilidades estão alteradas, para assim começar a estimulação.
      Algumas alterações na rotina escolar e da casa podem ajudar também. (mas isso não substitui a necessidade da terapia) converse com o professor, pare deixar ele sentado na fileira da frente e longe das porta e das janelas. Isso vai favorecer a compreensão. Em casa, procure dar ordens curtas, para ele não se perder. E faça brincadeiras que estimule a memória e atenção auditiva (por exemplo: Gato mia, vivo e morto, dança da cadeira) E te convido a me seguir no instagran @simplificafonoerika. Se precisar de uma avaliação estou a disposição

  1. Olá Erika , minha neta de 10 anos foi diagnosticada com TPAC e já está fazendo tratamento com fono (cabine) junto com esse diagnóstico veio TDHA que eu interrogo , porque o H ela não tem e a desatenção gira em coisas que não a interessam ..Fez uso de ritalina e ela ficou muito irritada com a medicação. Queria saber a tua opinião , em que parte o TPAC e o TDAH apresentam os mesmos sintomas? Estou muito perdida .Obrigada

    1. Olá, Virgínia! Tudo bem? Em relação aos sintomas, eles podem realmente ser confundidos e semelhantes, em especial a parte de atenção e memória, a diferença é que no TPAC as alterações são decorrentes do processamento auditivo (tudo o que envolve som) e que podem ser trabalhados e na maioria dos casos ser reabilitado, no TDAH a desatenção é mais complexa (a pessoa pode perder a atenção até com ela mesmo e seus própriospensamentos) e apesar do tratamento ajudar bastante, não tem cura (afinal de contas, não é uma doença). E é muito comum a pessoa com TDAH ter também o TPAC.
      Em relação ela apresentar mais o deficit de atenção do que o de hiperatividade, se da ao fato do TDAH ter 3 formas diferentes de sintomas. O que é predominante hiperetivo, o predominante Desatento (que é o que me parece ser o caso da sua neta) e o Misto, onde a pessoa apresenta tanto a desatenção quanto a hipetividade. A ritalina pode realmente apresentar alguns sintomas colaterais, principalmente no início do seu uso. Mas não desista do tratamento, volte ao médico e converse com ele para as doses serem ajustadas. Além da fonoterapia, procure também um apoio psicopedagogico e psicológico. E uma coisa que pode ajudar muito é ajustar as rotinas. Te convido a me seguir no Instagram @simplificafonoerika vez ou outra abordo sobre o tema e podemos conversar mais por lá.

  2. Bom dia, como ajudar os amiguinhos da escola a compreender o TPAC? Meu filho tem 8 anos e tem dificuldade na educação física, ele teve otite de repetição severa até os 5 anos por conta de uma alergia a múltiplos alimentos. Hoje o TPAC é leve, mas atrapalha no relacionamento, principalmente por ter mudado de escola. Muito obrigado pelo conteúdo.

    1. Olá, tudo bem? para explicar isso para as crianças precisa de uma abordagem mais lúdica. Eu costumo usar uma história onde o caminho do som até o nosso cérebro é um rio, e a voz e sons que escutamos são as folhas.
      Em uma pessoa que não tem o TPAC, o rio é reto e a correnteza sempre corre em uma única direção e quando jogamos as folhas, elas irão chegar todas juntos no final do rio (nesse caso, as informações auditivas chegam com toda integridade até o cérebro), quando a pessoa TEM o TPAC, esse rio é cheio de curvas e a correnteza muda de direção toda hora, então as folhas acabam se perdendo no meio do caminho, umas ficam presas, umas se perdem, então nem todas conseguem chegar até o final do rio (nesse caso, as informações auditivas se perdem no caminho e dificulta no processo de compreensão). Aqui nesse link você consegue baixar um e-book com algumas atividades para fazer com a criança que ajudam as estimular algumas habilidades auditivas e-book atividades auditivas

    1. Olá, Claudia! tudo bem? Atualmente só trabalho com atendimento particular, nos modelos presencial e online, mas posso fazer a emissão do recibo de atendimento para reembolso com o seu plano. Se quiser mais informações pode me contatar pelo e-mail simplificafono@gmail.com

  3. Olá Erika,
    Meu filho de 12 anos foi diagnosticado co TPAC, faz fono terapia, mas enfrenta dificuldades em matemática e português, as notas caíram muito, principalmente por não conseguir interpretar corretamente as questões ou até mesmo por simples falta de atenção, isso está me dando desespero, pq não sei como ajudar….
    Alguma dica??

    1. Olá, Carla. Tudo bem? Converse com a professora e coordenação, solicite que seu filho sente sempre na primeira ou segunda mesa, na fileira do meio (longe de portas e janelas). Faça as atividades e revise sempre que possível e além das terapias para a reabilitação do processamento auditivo,seria interessante ter um apoio psicopedagógico.

  4. Boa noite, minha filha de 8 anos, foi laudada com TPAC, já está em tratamento (cabine) com a fonoudiologa. É normal a sensibilidade na audição após tratamento? Ela tem uma irmã de 4 anos, que está com crises de adnoide com isso está roncando e isso começou a incomodar a filha com TPAC, antes não. Perguntei para a fono, ela hoje está fazendo exercícios com roncos.

    1. Olá Keith, tudo bem? Devido ao processamento estar alterado, pode ocorrer do cérebro receber algumas informações auditivas com um pouco mais de sensibilidade sim, não é uma regra, mas algumas pessoas pessoas apresentam uma hipersensibilidade aos sons. Nesses casos, sugiro usar um abafador auditivo.

  5. Olá, Dra. Estou com vários problemas com meu filho de 7 anos, e minha terapeuta me comentou sobre esse transtorno.
    Lendo um pouco mais sobre o assunto acredito que ele tenha tpac, o que fazer? Que médico procurar? Me dê uma luz, por favor.

    Grata

    1. Olá, tudo bem? nesse caso seria importante fazer uma avaliação auditiva com o otorrino, além de exams do processamento auditivo central e audiometria, quem faz esses exames é o fonoaudiólogo, e pode ser encaminhado pelo próprio otorrino,caso o exame dê positivo para o TPAC, é indicado começar a terapia fonoaudiológica para reabilitaçãp

  6. Boa noite tudo bem?
    Meu filho não está sendo aceito pelos coleguinhas porque ele tem o TPAC, porém ama esportes coletivos e por conta da não aceitação, ele se acha um lixo, como ele mesmo fala. Como devo agir ?! Eu fico com o coração partido.

    1. Olá, tudo bem Cristiani, Ele já está em terapia para reabilitação? na escola, eu sugiro conversar com a professora para que ela explique para a turma o que é o TPAC e como ajudar os amigos que sofram com isso. Além disso, treine com ele em casa atividades que estimule as habilidades auditivas com brincadeiras como telefone sem fio, vivo e morto, estatua, dança da cadeira, cabra cega. Isso vai estimular de forma natural e saudável, mas é importante lembrar que isso não substitui a terapia fonoaudiológica

  7. Boa noite minha filha teve o diagnóstico de TPAC ,ainda irei iniciar as sessões de treinamento ,poderia me auxiliar se ela tem direito a ter alguém ajudando na sala de aula? Existe alguma lei ,para esse transtorno?

    1. Olá, tudo bem? o TPAC, diferente do TDAH e o TEA, não é classificado como uma neurodivergencia, isso significa que não tem direito a um acompanhamento terapêutico em sala de aula. Mas você pode conversar com o professor e coordenador sobre alguns facilitadores, como colocar ela sentada na primeira fileira e longe da porta e janela, na hora da explicação se certificar que esteja direcionada a ela, e usar comando mais curtos e simples na hora de passar o dever.

  8. Ola boa tarde tenho um filho de 8 anos ele tem tpac , foi diagnosticado ano passo e estar tratando com fono , terapias mas tenho a impressão que a escola não sabe lidar com isso ! Ele é muito inteligente e se esforça muito mas não vejo nada adaptado na escola para ele querem tratar como fosse algo simples ( normal ) como faço ? A fono já enviou laudos e uma rotina a seguir para a escola mas vejo nenhuma mudança,através nas provas que ele faz vejo que é a mesmas avaliações para todos da sala ! Não deveria ser diferente? Ele sofre muito por não conseguir tirar as notas boas !! Gostaria e saber os direitos que ele tem de um ensino adaptado !

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