Brincar Para Aprender ?

Alguns dizem que a infância é a melhor fase da vida, a gente acorda, brinca, estuda um pouco e depois vai se divertir de novo. Mas você sabia que brincar na verdade é uma forma de aprender?

A brincadeira na infância é algo tão importante, que o estatuto da criança e do adolescente estabeleceu que brincar, praticar esportes e se divertir é um DIREITO da criança.

O cérebro precisa de interação social, exploração do ambiente e desafios para se desenvolver. E vários estudos comprovam que apresentar esses desafios de maneira lúdica, ajuda o cérebro a reter, armazenar e memorizar as informações de forma mais rápida e efetiva. 

Ou seja, o cérebro da criança aprende brincando. As atividades sensoriais, que possibilitam o movimento do corpo e manuseio de texturas, cores, sons, cheiros e até mesmo sabores. Favorecem uma aprendizagem mais completa, pois o cérebro recebe as informações através de várias fontes diferentes.

Quais brincadeiras fazer?

Procure usar a criatividade e estimular os cinco sentidos, mas calma, não precisa ser necessariamente tudo de uma vez. Segue uma lista com algumas dicas de brincadeiras que são simples, mas um verdadeiro sucesso, tanto para aprender quanto para se divertir.

  • Massinha (estimula a coordenação motora fina)
  • Gato mia (trabalha atenção e localização auditiva)
  • Pular corda e amarelinha (auxilia noção de espaço e controle corporal)
  • Jogos de montar (muito bom para desenvolver raciocínio lógico)
  • Jogo de tabuleiro (ótima opção para ensinar sobre regras, estratégias)
  • Mímica e imitação (auxilia para a percepção de emoções e desenvolve empatia)
  • Faz de conta (como por exemplo: casinha, comidinha, fazer compras, é uma ótima atividade para aumentar o vocabulário e desenvolver a fala e a linguagem.
  • Leitura (estimula a criatividade, atenção, habilidades comunicativas, além de ser um ponto crucial para estimular a criança ser um futuro leitor.

Agora que você já entendeu que brincar nunca é somente brincar. Reserve um tempo do seu dia para se dedicar exclusivamente com seu filho, desligue as telas, guarde os eletrônicos e divirtam-se.

 

Autor: Erika Laranjeira

Olá! Me chamo Erika, nasci na cidade de São Paulo, onde vivi a maior parte de minha vida. Me formei em Fonoaudiologia em 2012 pela Universidade Guarulhos, e, posteriormente, me especializei em Linguagem e Aprendizagem. Sou apaixonada por viagens e livros. Atualmente resido na capital desse nosso país lindo, Brasília, mas minha casa é o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.