Minhas Áreas de Atuação
Com mais de 10 anos de experiência, atuando com a comunicação e aprendizagem infantil e adulto, hoje me dedico especialmente as áreas de atuação abaixo citadas.
Alterações da fala e linguagem (clica para saber mais)
A comunicação humana é feita através da comunicação, seja ela por fala ou pela linguagem corporal, gestual ou escrita. Quando uma dessas funções não funcionam direito, ocorre a alteração da fala e/ou linguagem. Tais como:
- Distúrbio articulatório (quando a pessoa faz trocas na fala, por exemplo: fala calacol ao invés de caracol, ou tama ao invés de cama).
- Dificuldade na linguagem receptiva (quando ocorre a dificuldade de compreender a fala de outra pessoa, por exemplo: Filho, pega a bola, e a criança não obedece ao comando.)
- Dificuldade na linguagem expressiva (Quando a pessoa não consegue usar a linguagem para se comunicar de forma eficaz
Todas essa alterações são tratáveis através da terapia fonoaudiológica, e se você precisa de ajuda com qualquer uma delas, eu posso te ajudar.
Autismo (clica para saber mais)
O Autismo, é uma condição médica, que afeta o desenvolvimento global da pessoa. O déficit na comunicação, socialização e comportamento são as principais áreas afetadas no autista. Sendo de extrema importância o acompanhamento multidisciplinar, entre eles, a fonoterapia, uma vez que as alterações na comunicação estão alteradas.
Apraxia de Fala na Infância (clica para saber mais)
A apraxia de fala na infância, é um distúrbio neurológico que tem como principal característica, a dificuldade motora em planejar e executar os movimentos dos sons da fala. Apesar de parecer um problema de fala, é um problema motor. E o tratamento fonoaudiológico especializado é o divisor de água para a evolução da criança portadora da apraxia de fala.
Transtorno do Processamento Auditivo Central (clica para saber mais)
O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), acontece quando o nosso cérebro não consegue processar de forma eficaz os sons que nós escutamos, e isso acarreta em inúmeras dificuldades, atrapalhando até mesmo na performance e desenvolvimento de aprendizagem da pessoa. Uma boa reabilitação como a fonoterapia pode ser capaz de reabilitar o processamento auditivo e deixar ele “zerado”
Dislexia de Dificuldades na Leitura e Escrita (clica para saber mais)
A dislexia é considerado um transtorno de aprendizagem, de origem neurobiológica, que afeta principalmente a habilidade de lidar com as letras. Porém nem todas as dificuldades em lidar com letrar e números é dislexia, mas o importante é que sendo a dislexia ou a dificuldade em leitura e escrita, ambos precisam de atenção e acompanhamento fonoaudiológico.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH (clica para saber mais)
O TDAH é um transtorno neurobiológico geralmente de causa genética, hereditário. Entretanto, fatores como nascimento com baixo peso, prematuridade e o uso de cigarro pela mãe durante a gestação também podem desencadeá-lo. E apesar de existir uma cura, a fonoterapia pode trabalhar e melhorar de forma significativa algumas comorbidades encontradas no TDAH, como por exemplo o atraso na fala, o transtorno do processamento auditivo central, fala acelerada e dificuldade de aprendizagem.
Orientação Com Pais e Cuidadores (clica para saber mais)
Muitas vezes, o familiar ou cuidador fica perdido em como ajudar, quando ajudar e até mesmo se está na hora de procurar ajuda profissional para a sua criança . A sessão de orientação vai não só esclarecer as dúvidas, como acolher e orientar a família sobre a melhor forma de trabalhar e estimular as dificuldades apresentadas pela criança, e muitas vezes sem nem mesmo sair de casa.
Atendimento fonoaudiológico por teleatendimento em qualquer lugar do mundo, basta ter acesso a internet e um celular, tablet ou computador com câmera.
Fonoaudióloga Erika Francelino Laranjeira – Crfa 18462-2
Contato: (11) 98631-2751 Whatsapp